quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

NEAT- Núcleo de Envelhecimento Ativo

A prática de atividades físicas associadas ao esporte e lazer além de assegurar uma vida saudável  cumpre também a missão de socialização das pessoas  na terceira idade,reduzindo também os problemas associados ao isolamento e a depressão.
Cabe ao Estado cumprir este papel que possibilite, sobretudo ao cidadão de baixa renda, ter o direito de usufruir de espaços coletivos adequadamente estruturados para a prática da atividade física, lazer , esporte e consequentemente uma melhor qualidade de vida.
Com o aumento do número de pessoas  na faixa de idade acima de 50 anos, e por apresentarem nesta fase da vida o desgaste natural do corpo, como decorrência instala-se um quadro de doenças cronicas não transmissíveis como diabetes mellitus,hipertensão,osteoporose entre outras.
Pensando nestes fatores , o Centro Santos Dumont oficializou em 2009  a criação do NEAT (Núcleo de Envelhecimento Ativo) com o objetivo de contribuir para uma melhor qualidade de vida e inclusão social das pessoas em processo de envelhecimento que participam das atividades do Centro.
                                          NEAT -Participa do desfile 7 de setembro.

 Os profissionais realizam avaliação , prescrevem atividades adequadas e acompanham os alunos com avaliações periódicas.
Contribuem para o aumento da auto-estima dos participantes/alunos
 Promovem convivências sociais e ambientais através de excursões, eventos comemorativos e informativos, sempre monitorando as atividades desenvolvidas nas diversas modalidades oferecidas pelo Centro .
Caminhada orientada
Natação
Hidroginástica
Ginástica especializada
Dança
Musculação
Capoeira
Projeto Vida em Movimento( só para os portadores de hipertensão e diabetes)

*Todas as atividades são ministradas por professores  de educação Física.

O monitoramento é feito através de um grupo de estudo que se reúnem uma vez por semana , para acompanhamento, adaptações de ações, coleta de dados para fins científicos e exposição em Congressos , Encontros, mesas redondas, divulgando o trabalho de nossos profissionais e contribuindo para pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário