quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Reeducação alimentar, quanto antes, melhor.

                                          Gabriela Queiroz entrevista Magnólia B.Neves
         
Crianças com sobrepeso, com péssimos hábitos alimentares, entre outros problemas muito comuns nessa nova geração. Porque não cuidar ainda na infância?

Um trabalho diferenciado está sendo realizado no Centro Santos Dumont. As crianças e adolescentes do karatê e ginástica rítmica tem o acompanhamento de um profissional nutricionista, no sentido de reeducar a alimentação dessas crianças que praticam esportes, visando um melhor rendimento e uma melhor qualidade de vida. E como funciona esse trabalho? De imediato, uma apresentação inicial ao grupo do que estará sendo feito, já que muitas delas se quer conheciam a profissão. Nossa nutricionista, Magnólia, faz o reconhecimento da faixa etária e através de um “recordatório alimentar”, a criança ou adolescente descreve os alimentos e os momentos em que fez refeições nas ultimas 24 horas. Esse processo conta com a presença de algumas mães que também recebem orientações e faz com que junto aos filhos tenham êxito. Hoje, são atendidas cerca de 60 crianças e todas elas estão evoluindo.

Segundo Magnólia, que entrou no Centro Santos Dumont ainda como professora de Educação Física, na maioria das vezes os pais contribuem muito e negativamente nesse processo. O avanço da tecnologia deixa as crianças afastadas das brincadeiras que gastavam mais energias, o uso prático e abusivo de produtos industrializados, a irregularidade com horários entre outros, criou um péssimo hábito na nova geração.

E muitos devem estar se perguntando: “Como eu vou convencer meu filho a se alimentar melhor?”. Não é tão simples assim, mas nossa nutricionista deu algumas dicas.

·         Aos pais: Evitem levar as crianças para fazer as compras. Elas sempre escolherão os doces, os biscoitos e os industrializados.

·         Oferecer alimentos diversificados.

·         Faça as refeições nos horários adequados.

·         Evite os industrializados.

E junto à alimentação, fazer algum tipo de exercício físico pelos menos 3 vezes por semana, pode ser considerado a combinação perfeita.


2 comentários:

  1. Rua almirante Nelson Fernandes S/N Boa Viagem.
    Tel: 31842684

    ResponderExcluir
  2. Essa gabi é mesmo arretada! Sucesso meu amor. Matéria lindíssima! Lucas Henrique.

    ResponderExcluir